"Os recursos da informática não são o fim da aprendizagem, mas são meios que podem instigar novas metodologias que levem o aluno a "aprender a aprender" com interesse, com criatividade, com autonomia. O professor não deve se furtar de articular projetos de aprendizagem que envolvam tecnologia, principalmente quando ela já está disponível nas suas instituições de ensino." (MORAN, 2000)
No seu ponto de vista, de que forma os educadores podem utilizar a tecnologia na escola? Que propostas pedagógicas devem embasar este uso? Como romper com práticas meramente instrumentais?
A necessidade de transformar a sala de aula em um ambiente de cooperação de aprendizagem, tem levado a maioria das escolas ao uso de novas tecnologias e repensar numa nova proposta e novas metodologias, na tentativa de construir um currículo mais interessante aos alunos. Propondo maior interação entre os educandos e educadores e que o papel da tecnologia na escola, seja de uma forma ética para partilhar as experiências e possibilidades.
ResponderExcluirAtualmente as tecnologias de informação e comunicação - TICs vivenciam um momento de novos conceitos teóricos e práticos, vinculados ao aprendizado dos alunos. Acredito como professora, que pensar em proposta pedagógica utilizando as TICs não é mais dificuldade desde que, no Projeto Pedagógico estejam claros os propósitos sobre a utilização das mesmas. A maior dificuldade é desvencilhar-mo-nos da resistência ainda presente no ambiente escolar quanto a utilização didática destes recursos.
ResponderExcluirO acesso as TICs na escola permite ao professor oportunizar aos alunos a compreensão de diferentes conceitos, de forma mais concreta e que vejam imagens muito mais significativas e variadas do que as que poderiam estar em um livro didático.
ResponderExcluirProfª Maria
ResponderExcluirÉ muito importante que o professor incentive seu aluno a utilização da tecnologia, pois ela faz parte do dia-a-dia, no trabalho, em pesquisa, nas ações bancárias, entre outras. Os alunos de hoje são os profissionais de amanhã e precisam ter o conhecimento do uso correto dessas ferramenta, para sua segurança, das empresas a que irá trabalhar.Deve ir aprendedo a usar as tecnologias de forma ética e legal.
Podemos usar a tecnologia de maneira mais eficiente, para procurar conteúdos, aperfeiçoar idéias, buscar coisas novas e atrativas, que mudem a maneira de pensar e agir.
ResponderExcluirProfessora Delmira acredito que o professor através das tecnologias pode proporcionar e partilhar trabalhos, comunicar-se através de blogs. Ao professor cabe desenvolver a curiosidade dos seus alunos, sugerir fontes de busca, ensinar a pesquisar, observar e registrar o que cada um está aprendendo, isto é, orientar os estudos.
ResponderExcluirAluno Marcos
Para que as TICs deixem de ser uma prática meramente instrumental o professor deverá ter sua aula bem planejada, assim estas ferramentas servirão de auxilio e farão a diferença na aprendizagem para seu aluno.
ResponderExcluirProfessora Marisa.
Com as ferramentas das TICs o professor é desafiado a tornar mais interessantes a tarefa de ensinar e aprender. E desta forma o professor não pode apenas acessar e usar essas informações, como também é muito importante que ele reflita sobre como elas podem ser empregadas, para assim perceber qual viés que quem produziu está dando a ela.
ResponderExcluirOlá colaboradores, agradeço por terem postados seus comentários e aos professores da escola que também auxiliaram para que esta discussão acontecesse.Espero encontra-ĺos por aqui, afinal vocês puderam verificar o quanto é bom e interessante blog. Ele pode nos ajudar na aprendizagem.
ResponderExcluirCom o passar dos tempos a evolução tecnológica vem nos auxiliando, nos passando informações em tempo real. Estamos tendo a oportunidade de utilizar os meios digitais com autonomia, individual ou coletiva, e a Escola esta tornando possível esta inclusão dando acesso para que nossos alunos utilizem esta ferramenta para aquisição do conhecimento e seu desenvolvimento. Nos professores temos a oportunidade de oferecer estratégias que propiciem a aprendizagem com diversidade, e rapidez de acesso a informações. Nova forma de aprender, ensinar e produzir conhecimento, utilizando alguns recursos, programas nos trazendo assim bons resultados do trabalho. Percebe-se assim a necessidade da aproximação de nossos alunos/escola e tecnologia. O desafio desta inclusão digital significa no momento poder criar vínculos, tranformar.
ResponderExcluir