quinta-feira, 1 de abril de 2010


"Os recursos da informática não são o fim da aprendizagem, mas são meios que podem instigar novas metodologias que levem o aluno a "aprender a aprender" com interesse, com criatividade, com autonomia. O professor não deve se furtar de articular projetos de aprendizagem que envolvam tecnologia, principalmente quando ela já está disponível nas suas instituições de ensino." (MORAN, 2000)

Nossa Escola utiliza o blog como uma ferramenta de comunicação disponível na internet para interagir com outras pessoas.
No seu ponto de vista, de que forma os educadores podem utilizar a tecnologia na escola? Que propostas pedagógicas devem embasar este uso? Como romper com práticas meramente instrumentais?

10 comentários:

  1. A necessidade de transformar a sala de aula em um ambiente de cooperação de aprendizagem, tem levado a maioria das escolas ao uso de novas tecnologias e repensar numa nova proposta e novas metodologias, na tentativa de construir um currículo mais interessante aos alunos. Propondo maior interação entre os educandos e educadores e que o papel da tecnologia na escola, seja de uma forma ética para partilhar as experiências e possibilidades.

    ResponderExcluir
  2. Atualmente as tecnologias de informação e comunicação - TICs vivenciam um momento de novos conceitos teóricos e práticos, vinculados ao aprendizado dos alunos. Acredito como professora, que pensar em proposta pedagógica utilizando as TICs não é mais dificuldade desde que, no Projeto Pedagógico estejam claros os propósitos sobre a utilização das mesmas. A maior dificuldade é desvencilhar-mo-nos da resistência ainda presente no ambiente escolar quanto a utilização didática destes recursos.

    ResponderExcluir
  3. O acesso as TICs na escola permite ao professor oportunizar aos alunos a compreensão de diferentes conceitos, de forma mais concreta e que vejam imagens muito mais significativas e variadas do que as que poderiam estar em um livro didático.

    ResponderExcluir
  4. Profª Maria
    É muito importante que o professor incentive seu aluno a utilização da tecnologia, pois ela faz parte do dia-a-dia, no trabalho, em pesquisa, nas ações bancárias, entre outras. Os alunos de hoje são os profissionais de amanhã e precisam ter o conhecimento do uso correto dessas ferramenta, para sua segurança, das empresas a que irá trabalhar.Deve ir aprendedo a usar as tecnologias de forma ética e legal.

    ResponderExcluir
  5. Podemos usar a tecnologia de maneira mais eficiente, para procurar conteúdos, aperfeiçoar idéias, buscar coisas novas e atrativas, que mudem a maneira de pensar e agir.

    ResponderExcluir
  6. Professora Delmira acredito que o professor através das tecnologias pode proporcionar e partilhar trabalhos, comunicar-se através de blogs. Ao professor cabe desenvolver a curiosidade dos seus alunos, sugerir fontes de busca, ensinar a pesquisar, observar e registrar o que cada um está aprendendo, isto é, orientar os estudos.
    Aluno Marcos

    ResponderExcluir
  7. Para que as TICs deixem de ser uma prática meramente instrumental o professor deverá ter sua aula bem planejada, assim estas ferramentas servirão de auxilio e farão a diferença na aprendizagem para seu aluno.
    Professora Marisa.

    ResponderExcluir
  8. Com as ferramentas das TICs o professor é desafiado a tornar mais interessantes a tarefa de ensinar e aprender. E desta forma o professor não pode apenas acessar e usar essas informações, como também é muito importante que ele reflita sobre como elas podem ser empregadas, para assim perceber qual viés que quem produziu está dando a ela.

    ResponderExcluir
  9. Olá colaboradores, agradeço por terem postados seus comentários e aos professores da escola que também auxiliaram para que esta discussão acontecesse.Espero encontra-ĺos por aqui, afinal vocês puderam verificar o quanto é bom e interessante blog. Ele pode nos ajudar na aprendizagem.

    ResponderExcluir
  10. Com o passar dos tempos a evolução tecnológica vem nos auxiliando, nos passando informações em tempo real. Estamos tendo a oportunidade de utilizar os meios digitais com autonomia, individual ou coletiva, e a Escola esta tornando possível esta inclusão dando acesso para que nossos alunos utilizem esta ferramenta para aquisição do conhecimento e seu desenvolvimento. Nos professores temos a oportunidade de oferecer estratégias que propiciem a aprendizagem com diversidade, e rapidez de acesso a informações. Nova forma de aprender, ensinar e produzir conhecimento, utilizando alguns recursos, programas nos trazendo assim bons resultados do trabalho. Percebe-se assim a necessidade da aproximação de nossos alunos/escola e tecnologia. O desafio desta inclusão digital significa no momento poder criar vínculos, tranformar.

    ResponderExcluir