quinta-feira, 11 de setembro de 2014

ENQUETE: CADERNO III / TEMÁTICA III



Leia atentamente:

                                          FINALIDADES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

– Propiciar o desenvolvimento físico, intelectual, social e emocional do educando, tendo em vista a construção de sua autonomia intelectual e moral;

– Possibilitar o desenvolvimento das capacidades de comunicação, por meio das diferentes linguagens e das formas de expressão individual e grupal;

– Incentivar o gosto pela aprendizagem, pela investigação, pelo conhecimento, pelo novo;

– Exercitar o pensamento crítico, por meio do aprimoramento do raciocínio lógico, da criatividade, e da superação de desafios;

– Estimular o desenvolvimento psicomotor, as habilidades física, motora e as diferentes destrezas;

– Propiciar o domínio de conhecimentos científicos básicos, nas diferentes áreas, tais como: Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia, Biologia, Física, Química, Sociologia, Filosofia, Educação Artística e Educação Física;

– Favorecer a sociabilização, isto é, a produção da identidade e da diferenciação cultural, mediante a localização de si próprio como sujeito, da participação efetiva na sociedade e da localização espaço-temporal e sociocultural.

FONTE: SILVA, M. R. et al. Planejamento e trabalho coletivo. Coletânea Gestão da Escola Pública. Curitiba: UFPR, 2005.

Que relações você estabelece entre essas “finalidades” e o que é praticado nas escolas, considerando sua experiência como aluno e como professor?

Refletir: essas finalidades não são “disciplinares”, mas emergem da contribuição que cada disciplina, cada área, cada experiência vivida dentro e fora da escola oferece no processo formativo ao longo da vida. Em vista dessa consideração, que contribuições você ensina para o desenvolvimento da autonomia intelectual e moral de seus alunos?

10 comentários:

  1. As relações estabelecidas entre educando e educador, o respeito mútuo, interação com o grupo e com o meio, aguçar a curiosidade dos alunos, oportunizá-los a colocar seu ponto de vista; estas são condições necessárias da autonomia, sobre o seu aspecto intelectual e moral. Quanto mais ricas forem estas trocas, mais possibilidades de o indivíduo tornar-se autônomo.
    Delmira

    ResponderExcluir
  2. Percebe-se a necessidade de enfatizar as finalidades acima citadas pelo fato de que todas buscam o desenvolvimento global do aluno tanto escolar quanto social. A relação entre elas é consequente pois uma só acontece se a outra foi desenvolvida com êxito.
    Professoras: Salete e Delimar

    ResponderExcluir
  3. Como professor devemos oportunizar varias possibilidades, para que o aluno seja capaz de aprender, e como aluno que ele seja capaz de levar o que aprendeu para a vida.
    Professora: Suéli Manfé

    ResponderExcluir
  4. Quando se diz, que o indivíduo recebe informações, mas ele é quem decide se transformará em conhecimento ou não, o sucesso intelectual e os valores morais também têm uma grande relação com o indivíduo em particular. Mas é evidente que todos os docentes correm desesperadamente atrás de todas as possibilidades que preparem o cidadão para o mundo (ajudá-los em sua construção física, intelectual e moral; desenvolver sua capacidade de discernimento; incentivar a pesquisas e investigações; promover sua criticidade; trabalhar sua identidade; propiciar o conhecimento científico, etc),até porque, mesmo usando de todos os mecanismos considerados eficazes no ensino, se algo não decorrer como de sua vontade, seja na vida social, seja na vida particular há chances do indivíduo pensar que a falha foi da escola.

    Rosamarcia

    ResponderExcluir
  5. Dorildes proporcionar ao educando conhecimento que atenda as necessidades físicas e intelectual se faz necessárias diferentes praticas pedagógicas com enfoco em diferentes etnias, gêneros e faixa etária, buscando conceitos comuns, que possam ser útil para a vida.

    ResponderExcluir
  6. Ao planejar a atividade curricular, deve-se levar em conta que o conteúdo trabalhado deve estar articulado de forma que os jovens terão que relacionar para obter soluções para os questionamentos e problematizações . Os conhecimentos prévios apresentados pelos alunos são geradores de debates e reflexões , trazendo a sala de aula interações e novas possibilidades de desenvolver os assuntos.

    MARILENE.

    ResponderExcluir
  7. Provocar interesse, curiosidade, entusiasmo, dar sentido aos conteúdos através da contextualização, para que desperte a vontade de pesquisa, o estímulo e a motivação, problematização e aprimoramento do conhecimento prévio, dando significado ao que se aprende e motivando a constante busca, atuando como professor mediador do conhecimento, e não como detentor do saber. Realizando a intervenção quando necessário, mas sem podá-los .

    Neiton,

    ResponderExcluir
  8. As escolas deverão reconhecer que as aprendizagem são construídas na interação entre os processos de conhecimento,linguagem e efetivos, como consequencia das relações entre as distintas identidade dos vários participantes do contexto escolarizado, atravéz de ações e diversas experiencias de vida dos alunos, professores e demais participantes do ambiente escolar, expressas através de multiplas formas de diálogo, capazes de protagonizar conhecimentos e valores indispensáveis á vida cidadã. MARILENE.

    ResponderExcluir