A formação do indivíduo deve visar a ampliação dos horizontes e ao estímulo à criatividade, nas isso tudo dentro dos limites éticos e legais. Cabe ao professor abordar com os alunos assuntos em sala de aula que dizem respeito a ética, liberdade de expressão, privacidade, proteção dos direitos de imagem entre outros.
Primeiramente penso que e´necessário que os alunos entendam o que é ético e legal, após que eles consigam ter acesso as tecnologias, e que saibam que cada atitude tem uma consequência.
Professora Jussara, os maiores problemas que encontramos na escola com relação as tecnologias é a infração de direitos autorais, a famosa prática de "cópia e cola" e o plágio. O desafio é estimular o aluno quanto ao uso das novas ferramentas tecnológicas, dentro dos princípios da ética e legalidade. Promover palestras que orientem estes valores, que o professor indique os sites para pesquisa, que as pesquisas sejam realizadas na própria escola com a orientação do professor da sala informatizada, estas são algumas maneiras do professor estar orientando e direcionando o trabalho.
Professora Jussara, acho que cabe a escola orientar os alunos sobre o uso correto das tecnologias e a postura que os alunos devem tomar e o que precisam evitar sobre o uso ético e o que é legal, e alertá-los de que tais situações do uso indevido das mesmas podem ter repercussão até mesmo para os pais ou responsáveis. Pedro
Não adianta colocar o computador na sala de aula e não ensinar a usá-lo de maneira segura, com certos limites à liberdade de expressão. O profesor deve trabalhar sobre as TICs e mostrar que existe benefícios e igualmente perigos na internet. Pois há formas de evitá-los e é preciso antes de tudo conhecê-los. Ana.
O computador se tornou meio de comunicação ao se infiltrar, subversivamente, nos meios de comunicação tradicionais, provocando a digitalização dos conteúdos por eles veiculados. Digitalizaram-se os meios de comunicação impressos: hoje livros, revistas, e jornais estão disponíveis na Internet, e, não importando onde estejam fisicamente armazenados, é possível aceder a eles instantaneamente de virtualmente qualquer parte do planeta. O som se digitalizou, e a popularização do som digital disponível em CDs e a universalização da Internet estão fazendo das rádios tradicionais emissoras globais. A fotografia digital já está aqui, e o vídeo-fone e a televisão digital estão às portas. Nos países mais avançados já se trocam mais mensagens eletrônicas do que cartas pelo correio convencional. Até a telefonia tradicional está ameaçada pelo "Internet Phone". É a revolução nos meios de comunicação. Cinco anos atrás ninguém sabia o que era multimídia: hoje todo mundo sabe que multimídia tem que ver com a comunicação, mesmo à distância, usando textos, gráficos, desenhos, sons, imagens estáticas e dinâmicas, tudo isso num ambiente de interatividade.
A formação do indivíduo deve visar a ampliação dos horizontes e ao estímulo à criatividade, nas isso tudo dentro dos limites éticos e legais. Cabe ao professor abordar com os alunos assuntos em sala de aula que dizem respeito a ética, liberdade de expressão, privacidade, proteção dos direitos de imagem entre outros.
ResponderExcluirPrimeiramente penso que e´necessário que os alunos entendam o que é ético e legal, após que eles consigam ter acesso as tecnologias, e que saibam que cada atitude tem uma consequência.
ResponderExcluirProfessora Jussara, os maiores problemas que encontramos na escola com relação as tecnologias é a infração de direitos autorais, a famosa prática de "cópia e cola" e o plágio. O desafio é estimular o aluno quanto ao uso das novas ferramentas tecnológicas, dentro dos princípios da ética e legalidade. Promover palestras que orientem estes valores, que o professor indique os sites para pesquisa, que as pesquisas sejam realizadas na própria escola com a orientação do professor da sala informatizada, estas são algumas maneiras do professor estar orientando e direcionando o trabalho.
ResponderExcluirProfessora Jussara, acho que cabe a escola orientar os alunos sobre o uso correto das tecnologias e a postura que os alunos devem tomar e o que precisam evitar sobre o uso ético e o que é legal, e alertá-los de que tais situações do uso indevido das mesmas podem ter repercussão até mesmo para os pais ou responsáveis.
ResponderExcluirPedro
Não adianta colocar o computador na sala de aula e não ensinar a usá-lo de maneira segura, com certos limites à liberdade de expressão. O profesor deve trabalhar sobre as TICs e mostrar que existe benefícios e igualmente perigos na internet. Pois há formas de evitá-los e é preciso antes de tudo conhecê-los.
ResponderExcluirAna.
O computador se tornou meio de comunicação ao se infiltrar, subversivamente, nos meios de comunicação tradicionais, provocando a digitalização dos conteúdos por eles veiculados. Digitalizaram-se os meios de comunicação impressos: hoje livros, revistas, e jornais estão disponíveis na Internet, e, não importando onde estejam fisicamente armazenados, é possível aceder a eles instantaneamente de virtualmente qualquer parte do planeta. O som se digitalizou, e a popularização do som digital disponível em CDs e a universalização da Internet estão fazendo das rádios tradicionais emissoras globais. A fotografia digital já está aqui, e o vídeo-fone e a televisão digital estão às portas. Nos países mais avançados já se trocam mais mensagens eletrônicas do que cartas pelo correio convencional. Até a telefonia tradicional está ameaçada pelo "Internet Phone". É a revolução nos meios de comunicação. Cinco anos atrás ninguém sabia o que era multimídia: hoje todo mundo sabe que multimídia tem que ver com a comunicação, mesmo à distância, usando textos, gráficos, desenhos, sons, imagens estáticas e dinâmicas, tudo isso num ambiente de interatividade.
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