terça-feira, 9 de setembro de 2014

Reflexão e Ação/Fórum DCNEM

Quais as proposições que geraram maior reflexão de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (Parecer CNE/CEB 05/2011 e Resolução CNE/CEB nº 02/2012)?
Segue link abaixo:
 http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=12992:diretrizes-para-a-educacao-basica

6 comentários:

  1. A interdisciplinaridade é uma das questões polêmicas apontadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, percebe-se a necessidade de se trabalhar interdisciplinarmente, mas existem grandes dificuldades para desenvolver esta metodologia de ensino no planejamento diário do professor, no Ensino Médio Inovador - EMI estamos trabalhando em rede, mas mesmo assim os professores, no geral sentem a necessidade de vencer os conteúdos, percebendo suas disciplinas como únicas e mais importantes, assim como tendo a dificuldade de relacionar suas práticas com as práticas dos outros professores. Ainda precisamos aprender a trabalhar de forma integrada, a construir o planejamento integrado.
    Delmira

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  2. De acordo com as DCNEM, não se deve trabalhar as disciplinas separadamente entre si e sim de forma integrada, uma complementando a outra de forma coerente com o objetivo de chegar a uma formação dos estudantes mais completa e de acordo com o previsto.
    Salete, Delimar e Sueli

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  3. As novas DCNEM nos direcionam a realizar uma profunda discussão na escola a partir dos fundamentos propostos para o ensino médio e que se discuta de qual modo tais pressupostos dialogam ou poderiam dialogar com o projeto pedagógico e com as práticas curriculares da escola.

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  4. As DCNEM ( Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio) propõem a interdisciplinaridade como um método pedagógico ideário que, pretensamente vem romper com a fragmentação das disciplinas na organização do conhecimento escolar. Daí, sugere o trabalho integrado que facilita o exercício da transversalidade, descomplicando o processo formativo dos estudantes e estreitando a distância entre áreas e profissionais do conhecimento.
    Rosamarcia, Osvaldino, Rosane,Adriana e Wagner

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  5. As DCNEM elencam métodos pedagógico com um ideal invejável, só não é trabalhado na integra devido a barreiras de fragmentação inerte no âmbito escolar, seres humanos pensam diferente compreendem dentro de seu entendimento que vai além de seu proposito deixando muitas vezes a interdisciplinariedade que seria o ideal longe de seu objetivo.Dorildes

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  6. De acordo com as DCNEM, a interdisciplinaridade oferece uma nova postura diante do conhecimento, uma mudança de atitude nas práticas educativas. A interdisciplinaridade visa garantir a construção de um conhecimento globalizante, rompendo com os limites das disciplinas. Trabalhar nessa perspectiva exige uma postura do professor que vai além do que está descrito nas DCNEM, pois é necessário que ele assuma uma atitude autônoma e que faça uso de metodologias didáticas adequadas para essa perspectiva. É através do ensino interdisciplinar, dentro do aspecto histórico-crítico, que os professores possibilitarão aos seus alunos uma aprendizagem eficaz na compreensão da realidade em sua complexidade.
    Camila, Josieli, Mayelle, Rejane, Neiton, Rosemari, Cassio.

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