segunda-feira, 5 de abril de 2010

Relato Descritivo

Tecnologias de Informação e Comunicação na Escola

“Espalhado pelo mundo existe um lindo caso de amor entre a criança e o computador.”(Seymour Papert)

As Tecnologias de Informação e Comunicação na escola nos traz desafios e problemas e para resolvê-los depende das potencialidades, do trabalho pedagógico, dos professores, dos alunos, da proposta e das estratégias de aprendizagem de cada escola.

Na internet existem os blogs onde permite que o usuário faça seu diário, relatos, exponha seus pensamentos e compartilhe com outras pessoas em todo o mundo.

A Escola criou seu blog para publicar todos os eventos e contribuições da comunidade escolar sobre seu cotidiano, especialmente as experiências e projetos interessantes nela desenvolvidos. A idéia é divulgar os trabalhos para que sejam lidos e discutidos com os visitantes. E nesta interação, diálogo e cooperação, interferem e podem provocar novas formas de produzir as informações e conteúdos ali abordados. Espera-se que resulte em um espaço de conversação na rede.

Este será mais um espaço de discussões promovidas entre seus professores, equipe gestora, alunos e pais e o mais importante é a participação de todos os envolvidos neste processo. Será utilizado como mais uma ferramenta da tecnologia, informação e comunicação disponível na internet. No entanto, há ainda certa resistência dos professores em relação ao blog e até mesmo em participar da sala informatizada. Ninguém sabe tudo, sempre estamos ensinando algo a alguém e ainda aprendendo com o outro. Não podemos nos deixar intimidar pelo desconhecido, precisamos aproveitar esta experiência para estudar, buscar apoio e aprender mais e melhor.

Durante a semana de planejamento no inicio do ano letivo foi realizado a reestruturação do Projeto Político Pedagógico, as tecnologias de informação e comunicação receberam uma atenção especial, pois não estava contemplado no PPP, possuímos na escola um laboratório de informática e um professor orientador contratado por 40 horas semanais para atuar nesta sala.

Em 2009 foram capacitados os professores com o curso Introdução a Inclusão Digital de 40 horas e neste ano a partir de junho será oferecido mais 100 horas de formação continuada com o curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs. Realizado pela Escola em parceria com a 7ª Gerência de Educação.
A escola estará desenvolvendo o Projeto Forma Pais com o intuito de ter maior participação da família na escola. O projeto contempla várias palestras sobre a importância dos pais na vida escolar do filho, motivação, valores, limites e o ponto culminante será o curso de informática para os pais que visa contribuir, familiarizar promovendo assim a inclusão digital e social. Será oferecido na sala informatizada da escola.

Além do blog a escola tem a intenção de criar um site como um espaço de discussão, divulgação, socialização e interação de toda comunidade escolar.

Através da 7ª GERED será oferecido aos alunos do Ensino Médio um curso técnico – Aluno Integrado (180hs), on-line, dividido em 5 módulos, onde oportunizará ao aluno melhoria na aprendizagem promovendo a inclusão digital e inserção no mercado de trabalho .

Desde a semana de planejamento no início do ano letivo e em reuniões pedagógicas já realizadas neste mês, foram levantados algumas questões importantes para serem debatidas entre os professores sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na escola e principalmente na sala de aula. Que foram: por que usar tecnologias na escola; como usar; que proposta pedagógica deve embasar este uso e, principalmente, como romper com práticas meramente instrumentais. A seguir relato o resultado destas discussões.

Hoje a tecnologia é uma aliada valiosíssima na educação para troca de experiências, apropria novas possibilidades de construção do conhecimento e tem um papel muito importante na articulação de todo trabalho desenvolvido na escola. Por isso é importante a formação de todos os envolvidos com a educação para que possam usufruir mais este aparato que a escola dispõe. Desta forma o uso das tecnologias se dará de forma coletiva e ninguém ficará fora da inclusão digital.
Todo professor hoje sabe que a internet é uma importante ferramenta de trabalho servindo não apenas para pesquisas e noticiários, mas também para encontrar materiais para o planejamento de suas aulas, para troca de experiências, ter acesso a vídeos com entrevistas de especialistas, registro de aulas, jogos, brincadeiras, resolver exercícios virtuais. Participar de comunidades virtuais, criar comunidades virtuais com discussões que acha interessante, participar de cursos online e fóruns, enquetes. Incluir suas aulas, projetos no site. Participar do Orkut para trocar mensagens (interatividade com o aluno).

Paulo Freire diz que “o professor tem uma prática bancária, autoritária” então o professor e seus alunos precisam se apropriar tanto do computador e da internet como de outras ferramentas de comunicação e informação para melhorar a aprendizagem, transformar a escola, isso requer mudanças de atitudes, desenvolvimento de novas competências e vivencias de valores éticos e morais.

No artigo “Desafios e possibilidades da integração de tecnologias ao currículo” de Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida – PUC-SP e de Maria Elisabette Brisola Brito Prado – UNICAMP e UNIBAN (2008)[1] nos coloca que:

É importante ressaltar que as tecnologias digitais como instrumentos de informação e comunicação são constituídas de interfaces digitais, que fazem a mediação entre os sistemas computacionais ou entre estes sistemas e as pessoas ou ainda entre as pessoas por meio desses sistemas. Assim o uso dessas tecnologias implica em romper com a linearidade da representação do pensamento e implicam em novas formas de expressar o pensamento, comunicar, perceber o espaço e o tempo, organizar e produzir conhecimento com o uso de múltiplas linguagens (escrita, visual, sonora...).

O uso de diferentes mídias na escola pode ser um caminho para promover mudanças de atitudes e de metodologias de trabalho. O computador é uma ferramenta tecnológica que desenvolve no aluno a aquisição de habilidades para ler e interagir com uma estrutura textual diferente, com texto na tela, entender as barras de ferramentas e ícones, uso do teclado, do mouse, montagem de slides para ser utilizado com data show, e muito mais. A internet é uma ferramenta sem limites, é preciso trabalhar de uma forma que leve o aluno a ser o autor de seu próprio trabalho, pesquisar, buscar conteúdos e incentivar a escrita. Através desta discussão os professores ficaram muito mais motivados para levar os alunos para sala informatizada.

“Os recursos da informática não são o fim da aprendizagem, mas são meios que podem instigar novas metodologias que levam o aluno a “aprender a aprender” com interesse, com criatividade, com autonomia. O professor não deve se furtar de articular projetos de aprendizagem que envolvam tecnologias, principalmente quando ela já está disponível nas suas instituições de ensino.” (Moran, 2000).

Acessar a rede é ter a oportunidade de navegar por um mundo de possibilidades, onde podemos nos divertir, aprender, conhecer pessoas, e culturas variadas, troca de informações, saber o que acontece no mundo todo, além de trabalhar colaborativamente, dando e recebendo opiniões e contribuições. Muitos alunos só tem contato com essas tecnologias na escola e nós não podemos nos omitir de dar a ele este conhecimento tão importante pois, do contrário estaríamos fugindo de nosso objetivo maior: o de educar para a cidadania.

[1] Artigo elaborado para subsidiar o curso “Ensinando e aprendendo com as TIC”, promovido pelo
Ministério da Educação, sob responsabilidade da Secretaria de Educação a Distância, no ano de 2008.

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