No dia 09/07/2013 a
Orientadora de Convivência Adriana Argenton concluiu o curso
direcionada ao EMI com 10 horas presenciais em Florianópolis e 170
horas na plataforma Moodle. O
curso de atualização Juventude
Brasileira e Ensino Médio Inovador
foi desenvolvido pelo Observatório da Juventude da Universidade
Federal de Minas Gerais e o Observatório Jovem da Universidade
Federal Fluminense em parceria com o Ministério da Educação.
Nesse momento foram trocadas muitas informações experiências e
dialogamos sobre algumas duvidas referente ao E.M.I com professores
de outras escolas de Santa Catarina que também aderiram ao PROEMI.
Em uma das atividades
sugeridas no Moodle foi trabalhar o projeto do futuro dos alunos do
E.M.I através de pesquisa.
- O que vocês pensam do futuro?
- Como vocês acham que vão estar daqui a cinco anos?
- Quem vocês acham que mais ajuda para que possam conquistar seus projetos de futuro?
- Vocês acham que a escola ajuda vocês a fazerem/realizarem seus projetos de futuro?
- O que vocês fazem hoje para conquistarem seus projetos de futuro?
Assim segue a síntese das repostas dos alunos
da 2ª série E.M.I
Projeto do futuro
E.M. I.
Com
o decorrer dos anos, questões como o futuro, ou seja, projeto de
vida, mercado de trabalho, inclusão social, possibilidades, desafios
e limitações quanto ao que ser na vida, foram surgindo e com isso
percebeu-se a indecisão por parte dos alunos na hora de projetar o
seu futuro.
Desse
modo os alunos possuem um projeto de futuro, qual esta em fase de
construção, assim quando questionamos os mesmos referente o que
pensam do futuro, todos falam em fazer faculdade, mas poucos
especificam o curso escolhido, mas fica nítida a preocupação dos
alunos referente ao ENEM. Nesse mesmo contexto eles destacam que
daqui a cinco anos pretendem estar formados na universidade, atuando
no curso escolhido.
Quanto
a quem mais ajuda para desenvolver seus projetos de futuro todos
colocam como prioridade família e professores (escola). Para
Célestin Freinet
“A cada geração
o seu destino e as suas dores. Devemos armar os nossos filhos para a
luta heroica e difícil que os espera e eles vencerão” é
importante o papel
família desempenha na formação do indivíduo, pois possibilita a
constituição de sua essencialidade. A família é, portanto, a
primeira instituição social formadora desde criança até a fase
adulta. Assim família e escola devem aliar-se no objetivo de formar
um aluno afetivamente capaz de resolver e decidir-se sozinho porque,
é justamente neste fator, que estão às disposições em aprender e
conhecer mais e mais, construindo e firmando o conhecimento em apoios
realmente sólidos.
No
que tange a escola todos acreditam que esta é fundamental para se
iniciar e é o local, onde mais é debatido o Projeto de Vida de cada
um. Para os alunos nesse sentido, a escola ensina para a vida em
sociedade, não pode ser limitada ao conhecimento das leis e regras,
mas sim a formar pessoas que aprendam a participar da vida coletiva
de forma consciente. Portanto é necessário que o trabalho educativo
esteja voltado também para a construção de valores educativos e
morais, de cidadãos autônomos, que buscam de maneira consciente e
virtuosa, a felicidade e o bem-estar pessoal e coletivo pensando no
futuro de cada um.
Assim
quando questionamos os alunos sobre o que fazem para conquistarem seu
projeto de futuro, foram claros “Estudamos muito, valorizando
sempre a escola, professores e o que eles têm a oferecer,
acreditando em nós mesmos, que a cada dia somos capazes de nos
aproximar do nosso projeto do futuro que a cada dia planejamos algo a
mais ”. Então a escola é o lugar para o ensino-aprendizagem de
cada um, e tem por finalidade o desenvolvimento pleno do educando,
seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para
o mundo, estimulando o desenvolvimento virtudes necessárias para a
vida em sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário