quinta-feira, 11 de julho de 2013

Capacitação - Orientadora de Convivência


No dia 09/07/2013 a Orientadora de Convivência Adriana Argenton concluiu o curso direcionada ao EMI com 10 horas presenciais em Florianópolis e 170 horas na plataforma Moodle. O curso de atualização Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador foi desenvolvido pelo Observatório da Juventude da Universidade Federal de Minas Gerais e o Observatório Jovem da Universidade Federal Fluminense em parceria com o Ministério da Educação. Nesse momento foram trocadas muitas informações experiências e dialogamos sobre algumas duvidas referente ao E.M.I com professores de outras escolas de Santa Catarina que também aderiram ao PROEMI.
Em uma das atividades sugeridas no Moodle foi trabalhar o projeto do futuro dos alunos do E.M.I através de pesquisa.
  1. O que vocês pensam do futuro?
  2. Como vocês acham que vão estar daqui a cinco anos?
  3. Quem vocês acham que mais ajuda para que possam conquistar seus projetos de futuro?
  4. Vocês acham que a escola ajuda vocês a fazerem/realizarem seus projetos de futuro?
  5. O que vocês fazem hoje para conquistarem seus projetos de futuro?
Assim segue a síntese das repostas dos alunos da 2ª série E.M.I
Projeto do futuro E.M. I.
Com o decorrer dos anos, questões como o futuro, ou seja, projeto de vida, mercado de trabalho, inclusão social, possibilidades, desafios e limitações quanto ao que ser na vida, foram surgindo e com isso percebeu-se a indecisão por parte dos alunos na hora de projetar o seu futuro.
Desse modo os alunos possuem um projeto de futuro, qual esta em fase de construção, assim quando questionamos os mesmos referente o que pensam do futuro, todos falam em fazer faculdade, mas poucos especificam o curso escolhido, mas fica nítida a preocupação dos alunos referente ao ENEM. Nesse mesmo contexto eles destacam que daqui a cinco anos pretendem estar formados na universidade, atuando no curso escolhido.
Quanto a quem mais ajuda para desenvolver seus projetos de futuro todos colocam como prioridade família e professores (escola). Para Célestin FreinetA cada geração o seu destino e as suas dores. Devemos armar os nossos filhos para a luta heroica e difícil que os espera e eles vencerão” é importante o papel família desempenha na formação do indivíduo, pois possibilita a constituição de sua essencialidade. A família é, portanto, a primeira instituição social formadora desde criança até a fase adulta. Assim família e escola devem aliar-se no objetivo de formar um aluno afetivamente capaz de resolver e decidir-se sozinho porque, é justamente neste fator, que estão às disposições em aprender e conhecer mais e mais, construindo e firmando o conhecimento em apoios realmente sólidos.
No que tange a escola todos acreditam que esta é fundamental para se iniciar e é o local, onde mais é debatido o Projeto de Vida de cada um. Para os alunos nesse sentido, a escola ensina para a vida em sociedade, não pode ser limitada ao conhecimento das leis e regras, mas sim a formar pessoas que aprendam a participar da vida coletiva de forma consciente. Portanto é necessário que o trabalho educativo esteja voltado também para a construção de valores educativos e morais, de cidadãos autônomos, que buscam de maneira consciente e virtuosa, a felicidade e o bem-estar pessoal e coletivo pensando no futuro de cada um.
Assim quando questionamos os alunos sobre o que fazem para conquistarem seu projeto de futuro, foram claros “Estudamos muito, valorizando sempre a escola, professores e o que eles têm a oferecer, acreditando em nós mesmos, que a cada dia somos capazes de nos aproximar do nosso projeto do futuro que a cada dia planejamos algo a mais ”. Então a escola é o lugar para o ensino-aprendizagem de cada um, e tem por finalidade o desenvolvimento pleno do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o mundo, estimulando o desenvolvimento virtudes necessárias para a vida em sociedade.

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