quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Caderno II - O JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO Temática - Formação das Juventudes, Participação e Escola


Os professores elaboraram uma pesquisa com os jovens estudantes da escola com a seguinte pergunta: “O que você estudante pensa e sente sobre o Ambiente Escolar?” Colocaram uma caixa no pátio para que os alunos depositassem suas sugestões.

A atividade foi realizada em sete turmas do ensino médio inovador, sendo quatro primeiros anos, dois segundos e um terceiro. Segue algumas sugestões da questão:

“O ambiente escolar precisa mudar muito ainda para ficar excelente, pois, o EMI é o que mais necessita de um bom refeitório, quanto a professores e direção está bom. O único problema é professores não habilitados em algumas disciplinas.”

“Temos bons professores, mas alguns precisam diversificar as atividades para aprender mais.”

“Em minha opinião a escola é um lugar bom para se encontrar com os amigos e aprender, mas não gosto de permanecer no período integral, acho cansativo.”

“Eu me sinto bem quando estou na escola, realmente gosto de estar estudando aqui. Do meu ponto de vista a escola tem melhorado em vários aspectos e eu gostaria apenas de sugerir que nós, alunos, passássemos mais tempo na biblioteca e tivéssemos mais aulas de leitura.”

“Precisa de melhoria na fiação elétrica para ser ligados os climatizadores, o pátio deveria ser todo coberto e no intervalo servir lanche e não comida salgada.”

“O ambiente escolar em que passo a maior parte do dia está de fato saudável, sugiro apenas aquecedor para algumas salas de aula, os professores são qualificados e prontos para atender todas as nossas necessidades básicas de educação. A sala de informática necessita de novos computadores e de uma internet adequada. O espaço do refeitório não tem mesas e bancos suficientes, é aberto precisa de uma reforma.”

“O ambiente está bom, os professores são legais, precisa melhorar o laboratório de informática e o de ciências, ativar outros banheiros, melhorar a limpeza do ginásio de esportes. Diminuir uma aula de inglês e aumentar uma de educação física.”

“Dinamizar as aulas e melhorar o lanche e o almoço na escola.”

“O ambiente escolar é um local onde os estudantes vem para aprender. Sedo assim podemos concluir que o ambiente escolar está cumprindo com suas funções. Não ocorrendo incidentes ou comprometimentos. Seria necessário mudar o horário escolar e que as aulas fossem mais dinâmicas utilizando diferentes alternativas de aprendizagem.”

“Para mim o ambiente escolar esta bom, o refeitório necessita de reforma e mais bancos e mesas. Seria interessante se os professores fizessem algumas dinâmicas para descontrair um pouco as aulas.”

“Eu acho que a nossa escola é boa, algumas coisas que no meu ponto de vista deveriam mudar é o lanche e o almoço. Uma coisa ruim é que a escola não tem uma boa estrutura para o Ensino Médio Inovador, ainda mais quando chove.”

“Eu aluno do EMI sugiro que as aulas que necessitam de maior concentração sejam no período matutino, pois estamos mais tranquilos e descansados, estas aulas precisam de mais atenção. E a tarde às vezes acabamos nos distraindo com outras coisas, já estamos cansados e não prestamos atenção nas aulas.”

“Precisa melhorar a parte física da escola principalmente o refeitório.”

“Diminuir a quantidade de trabalhos para os alunos do EMI, pois passam muito tempo na escola e ficam sobrecarregados.”

“Eu gosto da escola, mas ela poderia melhorar muito mais, gostaria de sugerir que pudéssemos ouvir musica com fone de ouvido no horário de convivência.”

Refletindo sobre as respostas apontadas, percebemos que os alunos gostam da escola, tem consciência que a mesma é um espaço de aprendizagem. Ficando claro a desmotivação por parte dos alunos, sendo assim precisa que os professores modifiquem suas metodologias de ensino; e a escola passe por uma melhoria em relação aos equipamentos de informática e reformas na estrutura. Então, nosso maior desafio neste curso do PACTO NACIONAL PELO ENSINO MÉDIO é mostrar para os jovens que a escola pode fazer diferente, fazendo mudanças no currículo, planejando de forma interdisciplinar, integrando os conteúdos e construindo um planejamento dinâmico e integrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário