quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Caderno II O Jovem como Sujeito do Ensino Médio

                                     Temática III Projetos de Vida, Escola e Trabalho 
Com o decorrer dos anos, questões como o futuro, ou seja, projeto de vida, mercado de trabalho, inclusão social, possibilidades, desafios e limitações quanto ao que ser na vida, foram surgindo e com isso, percebeu-se a indecisão por parte dos alunos na hora de projetar o seu futuro.

De acordo com a atividade de reflexão e ação do caderno II O Jovem como Sujeito do Ensino Médio, na temática III Projetos de Vida, Escola e Trabalho, buscamos desenvolver uma breve entrevista com os alunos das terceiras séries do Ensino Médio de diferentes turnos e modalidades.Sendo que as mesmas questões abordadas, foram trabalhada em 2012, através de pesquisa com os mesmos alunos quando faziam parte das primeiras séries do Ensino Médio Inovador. Nesse contexto também buscamos fazer um comparativo entre as respostas e as turmas 

Desse modo desde 2012 fica perceptível a preocupação dos alunos em planejar seu projeto de futuro, até mesmo por estarem entrando para o Ensino Médio, e estarem construindo o mesmo ao longo dos dias. Assim quando questionados referente ao que pensam do futuro, todos falam em fazer faculdade, mas poucos especificam o curso escolhido, mas fica nítida a preocupação dos alunos no que se refere ao ENEM. Já em 2014 de oito alunos pesquisados, somente três tem clareza daquilo que quer já os cinco restantes não tem definido o que cursar mas que estão preparados para o futuro, quanto ao ENEM de acordo com o número de entrevistados somente dois não vão fazer mas que pretendem ingressar na faculdade. 

Em 2012 questionamos sobre “O que você estará fazendo daqui a cinco anos” citaram que pretendiam estar formados na universidade, atuando no curso escolhido, algo difícil de acontecer até por estarem cursando a primeira série do Médio. Agora em 2014 dois alunos tem objetivo de ingressar no ensino superior em direito, os indecisos estão planejando ainda seu futuro quanto a escolha certa.

De acordo a quem mais ajuda para desenvolver seus projetos de futuro todos colocam tanto em 2012, quanto em 2014 como prioridade família, professores (escola) e amigos cada um com seu grau de importância. Para Célestin Freinet “A cada geração o seu destino e as suas dores. Devemos armar os nossos filhos para a luta heroica e difícil que os espera e eles vencerão” é importante o papel família desempenha na formação do indivíduo, pois possibilita a constituição de sua essencialidade. A família é, portanto, a primeira instituição social formadora desde criança até a fase adulta. Assim família e escola devem aliar-se no objetivo de formar um aluno afetivamente capaz de resolver e decidir-se sozinho porque, é justamente neste fator, que estão às disposições em aprender e conhecer mais e mais, construindo e firmando o conhecimento em apoios realmente sólidos.

Assim quando questionamos os alunos sobre o que fazem para conquistarem seu projeto de futuro, foram claros “Estudamos muito, valorizando sempre a escola, professores e o que eles têm a oferecer, acreditando em nós mesmos, que a cada dia somos capazes de nos aproximar do nosso projeto do futuro que a cada dia planejamos algo a mais”. Então a escola é o lugar para o ensino-aprendizagem de cada um, e tem por finalidade o desenvolvimento pleno do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o mundo, estimulando o desenvolvimento virtudes necessárias para a vida em sociedade.

Ampliando o questionário em 2014 perguntamos para os alunos que utilidade tem os conteúdos de sala de aula para a sua vida. Em função dos alunos do E.M.I quatro deles colocam que os conteúdos contribui muito e muito pois tudo que se aprende na escola é necessário e não sabemos quando vamos utilizar ou colocar em prática. 

Que mudanças você como aluno gostaria que ocorresse no ambiente escolar? Os mesmos colocam que em questão de profissionalismo todos acreditam estar bom, mas que deve ficar claro tanto para o aluno quanto para o professor qual é o papel de cada um, também destacam a importância da higiene tanto de alunos como da escola, questão de respeito com colegas e professores. Um ponto destacado é a valorização da escola como um todo. Desta maneira o que tange a escola todos acreditam que esta é fundamental para se iniciar e é o local, onde mais é debatido o Projeto de Vida de cada um. Para os alunos nesse sentido, a escola ensina para a vida em sociedade, e não pode ser limitada ao conhecimento das leis e regras, mas sim a formar pessoas que aprendam a participar da vida coletiva de forma consciente. Portanto é necessário que o trabalho educativo esteja voltado também para a construção de valores educativos e morais, de cidadãos autônomos, que buscam de maneira consciente e virtuosa, a felicidade e o bem-estar pessoal e coletivo pensando no futuro de cada um.

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