FORMAÇÃO
DE PROFESSORES NO ENSINO MÉDIO / Etapa I - Caderno I
ENSINO
MÉDIO E FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL
Escola
de Educação Básica Vitório Roman
Orientadora de Estudos:
Delmira Artifon Marques
No dia 04 de agosto,
21 professores da Escola de Educação Básica Vitório Roman
iniciaram a Formação Continuada do Pacto Nacional pelo
Fortalecimento do Ensino Médio.
No primeiro dia de
encontro, nos reunimos na sala de vídeo da Unidade Escolar, onde foi
passado o vídeo motivacional: Bem
Vindos ao Pacto Pela Educação,
comentamos sobre o mesmo e em seguida foi apresentado o Programa
da Formação Continuada de Professores
com: Objetivos; Vigência do Projeto; Carga Horária; Etapas;
Atividades e Avaliações (que devem ser entregue em grupo ou
individual); Datas para avaliações no Sistema; Como Acessar os
Cadernos; Leitura obrigatória de todos os cadernos e Lista de
Presença. Desta forma combinamos no coletivo que os encontros serão
realizados todas as segundas-feiras
das 17h20min
às 20h50min
(três horas e Trinta minutos cada encontro) e a cada dois encontros
apresentar-se-á um caderno. No início de cada encontro
apresentaremos um vídeo motivacional, um slide do Caderno
realizando
breve
comentário sobre o tema;
neste
mesmo momento dividimos
quatro grupos, cada um fica responsável pela apresentação de um
capítulo sendo que todos devem realizar a leitura do livro todo, e
trabalhar uma atividade exitosa a cada caderno, registrar a atividade
e tirar fotos. E assim sucessivamente serão organizados todos os
demais encontros da Formação Continuada.
As atividades
desenvolvidas sobre os capítulos do Caderno I seguem desta forma:
- Ensino Médio – Um balanço histórico institucional, que trata das questões históricas de implantação do EM no Brasil: como eram instituídos os cursos, bem como a quem se destinavam. As discussões foram direcionadas para uma análise comparativa com a atualidade.
- Desafios para o ensino médio foi realizado levantamento de dados por amostragem através de questionário.
- Rumo ao Ensino Médio de Qualidade Social: as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, O Direito à Educação e a formação humana integral a qualidade do ensino é primordial para que não se perca o aluno do Ensino Médio. Ele precisa perceber que o que aprende na escola fará diferença em sua vida, precisa perceber que os professores estão investindo em seu conhecimento e que acreditam em sua competência. Não basta a universalização do acesso ao Ensino Médio se ela não estiver associada à qualidade.
- Outros desafios às Políticas públicas de Ensino Médio para que haja a universalização do ensino médio, exige-se, oferecer o atendimento às metas que, direta ou indiretamente, se relacionam à população com idade entre 15 e 17 anos; aos jovens que estão fora da escola, colocar em prática estratégias para que concluam sua escolaridade; oferecer o atendimento escolar aos estudantes com deficiência na rede regular de ensino. Não basta aos jovens frequentar a escola, precisa construir aprendizagem significativa e relevante. E isso se faz numa escola para jovens, resolvendo a crise de identidade do ensino médio e acima de tudo uma educação para a vida, não para passar no vestibular. Ensinando o que faz sentido, não apenas o que é pragmático. Voltar os olhares para a educação básica e a formação de professores, rever e revitalizar os compromissos com a escola, o professor e o aluno. Para isso é preciso: recursos financeiros para o ensino médio; políticas focadas na educação básica; a inovação de um currículo adaptado à realidade do aluno de forma interdisciplinar; com áreas de conhecimento integrado; continuidade das ações de manutenção e de promoção de equipamentos escolares e de construção e reformas nas escolas; professores bem formados e valorizados e com o compromisso de construir uma escola que faça diferença na vida dos jovens e da sociedade: Um ensino médio inovador.
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