terça-feira, 2 de setembro de 2014

Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio 2014

FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO MÉDIO / Etapa I - Caderno I


ENSINO MÉDIO E FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL

Escola de Educação Básica Vitório Roman
Orientadora de Estudos: Delmira Artifon Marques

No dia 04 de agosto, 21 professores da Escola de Educação Básica Vitório Roman iniciaram a Formação Continuada do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio.
No primeiro dia de encontro, nos reunimos na sala de vídeo da Unidade Escolar, onde foi passado o vídeo motivacional: Bem Vindos ao Pacto Pela Educação, comentamos sobre o mesmo e em seguida foi apresentado o Programa da Formação Continuada de Professores com: Objetivos; Vigência do Projeto; Carga Horária; Etapas; Atividades e Avaliações (que devem ser entregue em grupo ou individual); Datas para avaliações no Sistema; Como Acessar os Cadernos; Leitura obrigatória de todos os cadernos e Lista de Presença. Desta forma combinamos no coletivo que os encontros serão realizados todas as segundas-feiras das 17h20min às 20h50min (três horas e Trinta minutos cada encontro) e a cada dois encontros apresentar-se-á um caderno. No início de cada encontro apresentaremos um vídeo motivacional, um slide do Caderno realizando breve comentário sobre o tema; neste mesmo momento dividimos quatro grupos, cada um fica responsável pela apresentação de um capítulo sendo que todos devem realizar a leitura do livro todo, e trabalhar uma atividade exitosa a cada caderno, registrar a atividade e tirar fotos. E assim sucessivamente serão organizados todos os demais encontros da Formação Continuada.
As atividades desenvolvidas sobre os capítulos do Caderno I seguem desta forma:


  • Ensino Médio – Um balanço histórico institucional, que trata das questões históricas de implantação do EM no Brasil: como eram instituídos os cursos, bem como a quem se destinavam. As discussões foram direcionadas para uma análise comparativa com a atualidade.
  • Desafios para o ensino médio foi realizado levantamento de dados por amostragem através de questionário.
  • Rumo ao Ensino Médio de Qualidade Social: as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, O Direito à Educação e a formação humana integral a qualidade do ensino é primordial para que não se perca o aluno do Ensino Médio. Ele precisa perceber que o que aprende na escola fará diferença em sua vida, precisa perceber que os professores estão investindo em seu conhecimento e que acreditam em sua competência. Não basta a universalização do acesso ao Ensino Médio se ela não estiver associada à qualidade.
  • Outros desafios às Políticas públicas de Ensino Médio para que haja a universalização do ensino médio, exige-se, oferecer o atendimento às metas que, direta ou indiretamente, se relacionam à população com idade entre 15 e 17 anos; aos jovens que estão fora da escola, colocar em prática estratégias para que concluam sua escolaridade; oferecer o atendimento escolar aos estudantes com deficiência na rede regular de ensino. Não basta aos jovens frequentar a escola, precisa construir aprendizagem significativa e relevante. E isso se faz numa escola para jovens, resolvendo a crise de identidade do ensino médio e acima de tudo uma educação para a vida, não para passar no vestibular. Ensinando o que faz sentido, não apenas o que é pragmático. Voltar os olhares para a educação básica e a formação de professores, rever e revitalizar os compromissos com a escola, o professor e o aluno. Para isso é preciso: recursos financeiros para o ensino médio; políticas focadas na educação básica; a inovação de um currículo adaptado à realidade do aluno de forma interdisciplinar; com áreas de conhecimento integrado; continuidade das ações de manutenção e de promoção de equipamentos escolares e de construção  e reformas nas escolas; professores bem formados e valorizados e com o compromisso de construir uma escola que faça diferença na vida dos jovens e da sociedade: Um ensino médio inovador.









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