sexta-feira, 30 de abril de 2010

09 de maio "Dia das Mães"

A E.E.B Vitório Roman deseja para todas Mamães, Paz,
Amor e Harmonia em todos os lares .

Técnologia e Meio Ambiente de mãos dadas

Não é de hoje que se fala sobre a necessidade das companhias e da sociedade criarem formas mais harmoniosas de relacionamento entre o avanço da tecnologia e o meio ambiente. A chamada TI verde, no entanto, ganhou ainda mais força e projeção a partir do segundo semestre de 2008, justamente quando teve início a crise econômica mundial. Institutos como o Gartner e o IDC apontaram a TI verde como uma das principais tendências no mundo tecnológico para 2009, sinalizando que ela deve continuar em voga nos próximos anos.

O motivo disso é muito simples: a TI verde, além de indicar um posicionamento politicamente correto, significa economizar recursos, cortar custos, o que em tempos de crise é questão de sobrevivência. Se antes os CIOs não se preocupavam com a conta de energia elétrica, com o descarte desnecessário de equipamentos no meio ambiente, com o espaço físico ocupado pelas máquinas ou com quanto a empresa gasta com refrigeração de ambiente, por exemplo, agora, no novo cenário, precisam estar bastante atentos a todos esses custos, buscando continuamente maneiras de reduzi-los.

A virtualização, capaz de potencializar a utilização de processamento dos servidores de rede, é uma tecnologia que se encaixa perfeitamente nesse contexto, tanto na onda da TI verde quanto em seu objetivo maior: a economia de recursos. Uma empresa de 500 funcionários atinge facilmente a marca de 50 servidores, e cada um desses equipamentos consomem recursos de administração, manutenção, energia, ar-condicionado entre outros. Num ambiente de virtualização, no entanto, o número de servidores de uma companhia do mesmo porte pode cair para um patamar de duas a quatro máquinas, uma vez que a tecnologia consolida e centraliza aplicações, tirando o máximo de aproveitamento dos recursos existentes nas máquinas físicas. Dessa forma, reduz-se a emissão de CO2 na atmosfera e economiza-se com aquisições futuras de hardware, refrigeração e energia elétrica. A forma de se fazer backup, algo sempre preocupante e muito custoso para TI, também é otimizada em um ambiente virtualizado.

GRÊMIO ESTUDANTIL

O Grêmio Estudantil tem por função a representação,, organização e mobilização dos estudantes para dinamizar o processo pedagógico, desenvolver o espirito de coleguismo entre professores e alunos e integrar alunos com a comunidade escolar.

"Todas as atividades do Grêmio estudantil devem estar vinculados ao cotidiano da unidade escolar."

Deixe sua sugestão em que o Grêmio Estudantil pode estar fazendo para ajudar na integração dos alunos na escola...

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Dia Mundial da Terra

O Dia da Terra foi criado em 1970 quando o Senador norte-americano Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacionalcontra a poluição. É festejado em 22 de abril e a partir de 1990, outros países passaram a celebrar a data.

Sabe-se que a Terra tem em torno de 4,5 bilhões de anos e existem várias teorias para o “nascimento” do planeta. A Terra é o terceiro planeta do Sistema Solar, tendo a Lua como seu único satélite natural. A Terra tem 510,3 milhões de km2 de área total, sendo que aproximadamente 97% é composto por água (1,59 bilhões de km3). A quantidade de água salgada é 30 vezes a de água doce, e 50% da água doce do planeta está situada no subsolo.

A atmosfera terrestre vai até cerca de 1.000 km de altura, sendo composta basicamente de nitrogênio, oxigênio, argônio e outros gases.

Há 400 milhões de anos a Pangéia reunia todas as terras num único continente. Com o movimento lento das placas tectônicas (blocos em que a crosta terrestre está dividida), 225 milhões de anos atrás a Pangéia partiu-se no sentido leste-oeste, formando a Laurásia ao norte e Godwana ao sul e somente há 60 milhões de anos a Terra assumiu a conformação e posição atual dos continentes.

O relevo da Terra é influenciado pela ação de vários agentes (vulcanismo), abalos sísmicos, ventos, chuvas, marés, ação do homem) que são responsáveis pela sua formação, desgaste e modelagem. O ponto mais alto da Terra é o Everest no Nepal/ China com aproximadamente 8.848 metros acima do nível do mar. A Terra já passou por pelo menos 3 grandes períodos glaciais e outros pequenos.

A reconstituição da vida na Terra foi conseguida através de fósseis, os mais antigos que conhecemos datam de 3,5 bilhões de anos e constituem em diversos tipos de pequenas células, relativamente simples. As primeiras etapas da evolução da vida ocorreram em uma atmosfera anaeróbia (sem oxigênio).


As teorias da origem da vida na Terra, são muitas, mas algumas evidências não podem ser esquecidas. As moléculas primitivas, encontradas na
atmosfera, compõe aproximadamente 98% da matéria encontrada nos organismos de hoje. O gás oxigênio só foi formado depois que os organismos fotossintetizantes começaram suas atividades. As moléculas primitivas se agregam para formar moléculas mais complexas.

A evidência disso é que as mitocôndrias celulares possuam DNA próprio. Cada estrutura era capaz de se satisfazer suas necessidades energéticas, utilizando compostos disponíveis. Com este aumento de complexidade, elas adquiriram capacidade de crescer, de se reproduzir e de passar suas características para as gerações subseqüentes.

A população humana atual da Terra é de aproximadamente 6 bilhões de pessoas e a expectativa de vida é em média de 65 anos.

Para mantermos o equlíbrio do planeta é preciso consciência dessa importância, a começar pelas crianças. Não se pode acabar com os recursos naturais, essenciais para a vida humana, pois não haverá como repô-los. O pensamento deve ser global, mas a ação local, como é tratado na Agenda 21.

Primeira Assembléia Geral de Pais

Com a participação da Associação de Pais e Professores
(APP) da E.E.B. "Vitório Roman" realizou-se no dia 22 de março de 2010, as 19horas nas
dependências da escola.
Foi apresentado a mensagem

Girassóis e Miosótis
O girassol é flor raçuda, que enfrenta até a mais violenta intempérie e acaba sobrevivendo. Ela quer luz e espaço e em busca desses objetivos, seu corpo se contorce o dia inteiro. O girassol aprendeu a viver com o sol e por isso é forte.
Já o miosótis é plantinha linda, mas que exige muito mais cuidado. Gosta mais de estufa. O girassol se vira... e como se vira! O miosótis quando se vira, vira errado. Precisa de atenção redobrada. Há filhos girassóis e filhos miosótis. Os primeiros resistem a qualquer crise: descobrem um jeito de viver bem, sem ajuda. As mães chegam a reclamar da independência desses meninos e meninas, tal a sua capacidade de enfrentar problemas e sair-se bem.
Por outro lado, há filhos e filhas miosótis, que sempre precisam de atenção. Todo cuidado é pouco diante deles. Reagem desmesuradamente, melindram-se, são mais egoístas que os demais, ou às vezes, mais generosos e ao mesmo tempo tímidos,caladões, encurralados. Eles estão sempre precisando de cuidados.
O papel dos Pais é o mesmo do jardineiro que sabe das necessidades de cada flor, incentiva ou poda na hora certa.
De qualquer modo fique atento. Não abandone demais os seus girassóis porque eles também precisam de carinho... e não proteja demais os
seus miosótis.

As rédeas permanecem com vocês... Mas também a tesoura e o regador. Não negue, mas não dêem tudo que querem: a falta e o excesso de cuidados matam a planta...

sexta-feira, 23 de abril de 2010

30 de abril dia da EDUCAÇÃO



A maior parte do conhecimento humano se dá mediante um processo um processo de educação. Enquanto os animais vivem com base no próprio instinto, o ser humano vive por meio do que aprendeu de seus pais e da sociedade.

O processo de educação começa com a família: os pais ensinam a seus filhos o que julgam ser certo, como devem se comportar e respeitar as outras pessoas. A figura dos pais é complementada pela escola, que, além de ensinar a vida em sociedade - para a qual os pais preparam os filhos -, habilita o jovem para escolher um ofício e ser economicamente produtivo.

O mundo moderno exige das pessoas uma preparação cada vez melhor. As novas atividades da economia moderna vêm requerendo uma formação mais abrangente dos candidatos aos novos empregos. Boa parte da população, porém, nem sequer tem acesso ao ensino fundamental. Erradicar o analfabetismo é uma meta que o Brasil ainda almeja alcançar e pela qual se esforça.

Desde a última década do século XX, tem havido grandes avanços nessa área. O crescimento contínuo da taxa de escolarização vem reduzindo o analfabetismo, elevando o nível de instrução da população em todo o país e diminuindo, gradativamente, as grandes diferenças existentes entre as regiões. Houve um aumento da taxa de escolarização das crianças de 7 a 14 anos de idade. Em todo o Brasil, a proporção dessas crianças que não estavam na escola baixou de 9,8% para 4,3%; como conseqüências, houve redução do analfabetismo e elevação do nível de instrução da população.

O Sudeste deteve a maior taxa de escolarização (96,7%) e o Nordeste, apesar do avanço, a menor (94,1%). O percentual de crianças que estão fora da escola recuou significativamente, também, no Sudeste e no Nordeste.

Esses dados expressivos demonstram a capacidade do povo brasileiro de superar as adversidades. Afinal, a boa educação é a base de uma nação soberana e evoluída, capaz de construir o melhor para si, contribuindo para uma sociedade mais justa e com alta qualidade de vida.

28 de abril DIA da EDUCAÇÃO


"...a boa educação é a base de uma nação consciente de seus direitos e deveres, que é capaz de construir o melhor para si e seu país, contribuindo para uma sociedade mais justa e com alta qualidade de vida".


segunda-feira, 5 de abril de 2010

Relato Descritivo

Tecnologias de Informação e Comunicação na Escola

“Espalhado pelo mundo existe um lindo caso de amor entre a criança e o computador.”(Seymour Papert)

As Tecnologias de Informação e Comunicação na escola nos traz desafios e problemas e para resolvê-los depende das potencialidades, do trabalho pedagógico, dos professores, dos alunos, da proposta e das estratégias de aprendizagem de cada escola.

Na internet existem os blogs onde permite que o usuário faça seu diário, relatos, exponha seus pensamentos e compartilhe com outras pessoas em todo o mundo.

A Escola criou seu blog para publicar todos os eventos e contribuições da comunidade escolar sobre seu cotidiano, especialmente as experiências e projetos interessantes nela desenvolvidos. A idéia é divulgar os trabalhos para que sejam lidos e discutidos com os visitantes. E nesta interação, diálogo e cooperação, interferem e podem provocar novas formas de produzir as informações e conteúdos ali abordados. Espera-se que resulte em um espaço de conversação na rede.

Este será mais um espaço de discussões promovidas entre seus professores, equipe gestora, alunos e pais e o mais importante é a participação de todos os envolvidos neste processo. Será utilizado como mais uma ferramenta da tecnologia, informação e comunicação disponível na internet. No entanto, há ainda certa resistência dos professores em relação ao blog e até mesmo em participar da sala informatizada. Ninguém sabe tudo, sempre estamos ensinando algo a alguém e ainda aprendendo com o outro. Não podemos nos deixar intimidar pelo desconhecido, precisamos aproveitar esta experiência para estudar, buscar apoio e aprender mais e melhor.

Durante a semana de planejamento no inicio do ano letivo foi realizado a reestruturação do Projeto Político Pedagógico, as tecnologias de informação e comunicação receberam uma atenção especial, pois não estava contemplado no PPP, possuímos na escola um laboratório de informática e um professor orientador contratado por 40 horas semanais para atuar nesta sala.

Em 2009 foram capacitados os professores com o curso Introdução a Inclusão Digital de 40 horas e neste ano a partir de junho será oferecido mais 100 horas de formação continuada com o curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs. Realizado pela Escola em parceria com a 7ª Gerência de Educação.
A escola estará desenvolvendo o Projeto Forma Pais com o intuito de ter maior participação da família na escola. O projeto contempla várias palestras sobre a importância dos pais na vida escolar do filho, motivação, valores, limites e o ponto culminante será o curso de informática para os pais que visa contribuir, familiarizar promovendo assim a inclusão digital e social. Será oferecido na sala informatizada da escola.

Além do blog a escola tem a intenção de criar um site como um espaço de discussão, divulgação, socialização e interação de toda comunidade escolar.

Através da 7ª GERED será oferecido aos alunos do Ensino Médio um curso técnico – Aluno Integrado (180hs), on-line, dividido em 5 módulos, onde oportunizará ao aluno melhoria na aprendizagem promovendo a inclusão digital e inserção no mercado de trabalho .

Desde a semana de planejamento no início do ano letivo e em reuniões pedagógicas já realizadas neste mês, foram levantados algumas questões importantes para serem debatidas entre os professores sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na escola e principalmente na sala de aula. Que foram: por que usar tecnologias na escola; como usar; que proposta pedagógica deve embasar este uso e, principalmente, como romper com práticas meramente instrumentais. A seguir relato o resultado destas discussões.

Hoje a tecnologia é uma aliada valiosíssima na educação para troca de experiências, apropria novas possibilidades de construção do conhecimento e tem um papel muito importante na articulação de todo trabalho desenvolvido na escola. Por isso é importante a formação de todos os envolvidos com a educação para que possam usufruir mais este aparato que a escola dispõe. Desta forma o uso das tecnologias se dará de forma coletiva e ninguém ficará fora da inclusão digital.
Todo professor hoje sabe que a internet é uma importante ferramenta de trabalho servindo não apenas para pesquisas e noticiários, mas também para encontrar materiais para o planejamento de suas aulas, para troca de experiências, ter acesso a vídeos com entrevistas de especialistas, registro de aulas, jogos, brincadeiras, resolver exercícios virtuais. Participar de comunidades virtuais, criar comunidades virtuais com discussões que acha interessante, participar de cursos online e fóruns, enquetes. Incluir suas aulas, projetos no site. Participar do Orkut para trocar mensagens (interatividade com o aluno).

Paulo Freire diz que “o professor tem uma prática bancária, autoritária” então o professor e seus alunos precisam se apropriar tanto do computador e da internet como de outras ferramentas de comunicação e informação para melhorar a aprendizagem, transformar a escola, isso requer mudanças de atitudes, desenvolvimento de novas competências e vivencias de valores éticos e morais.

No artigo “Desafios e possibilidades da integração de tecnologias ao currículo” de Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida – PUC-SP e de Maria Elisabette Brisola Brito Prado – UNICAMP e UNIBAN (2008)[1] nos coloca que:

É importante ressaltar que as tecnologias digitais como instrumentos de informação e comunicação são constituídas de interfaces digitais, que fazem a mediação entre os sistemas computacionais ou entre estes sistemas e as pessoas ou ainda entre as pessoas por meio desses sistemas. Assim o uso dessas tecnologias implica em romper com a linearidade da representação do pensamento e implicam em novas formas de expressar o pensamento, comunicar, perceber o espaço e o tempo, organizar e produzir conhecimento com o uso de múltiplas linguagens (escrita, visual, sonora...).

O uso de diferentes mídias na escola pode ser um caminho para promover mudanças de atitudes e de metodologias de trabalho. O computador é uma ferramenta tecnológica que desenvolve no aluno a aquisição de habilidades para ler e interagir com uma estrutura textual diferente, com texto na tela, entender as barras de ferramentas e ícones, uso do teclado, do mouse, montagem de slides para ser utilizado com data show, e muito mais. A internet é uma ferramenta sem limites, é preciso trabalhar de uma forma que leve o aluno a ser o autor de seu próprio trabalho, pesquisar, buscar conteúdos e incentivar a escrita. Através desta discussão os professores ficaram muito mais motivados para levar os alunos para sala informatizada.

“Os recursos da informática não são o fim da aprendizagem, mas são meios que podem instigar novas metodologias que levam o aluno a “aprender a aprender” com interesse, com criatividade, com autonomia. O professor não deve se furtar de articular projetos de aprendizagem que envolvam tecnologias, principalmente quando ela já está disponível nas suas instituições de ensino.” (Moran, 2000).

Acessar a rede é ter a oportunidade de navegar por um mundo de possibilidades, onde podemos nos divertir, aprender, conhecer pessoas, e culturas variadas, troca de informações, saber o que acontece no mundo todo, além de trabalhar colaborativamente, dando e recebendo opiniões e contribuições. Muitos alunos só tem contato com essas tecnologias na escola e nós não podemos nos omitir de dar a ele este conhecimento tão importante pois, do contrário estaríamos fugindo de nosso objetivo maior: o de educar para a cidadania.

[1] Artigo elaborado para subsidiar o curso “Ensinando e aprendendo com as TIC”, promovido pelo
Ministério da Educação, sob responsabilidade da Secretaria de Educação a Distância, no ano de 2008.
Como a escola pode educar os alunos para o uso

ético e legal das Tecnologias de Informação e

Comunicação dentro e fora do ambiente escolar?

quinta-feira, 1 de abril de 2010


"Os recursos da informática não são o fim da aprendizagem, mas são meios que podem instigar novas metodologias que levem o aluno a "aprender a aprender" com interesse, com criatividade, com autonomia. O professor não deve se furtar de articular projetos de aprendizagem que envolvam tecnologia, principalmente quando ela já está disponível nas suas instituições de ensino." (MORAN, 2000)

Nossa Escola utiliza o blog como uma ferramenta de comunicação disponível na internet para interagir com outras pessoas.
No seu ponto de vista, de que forma os educadores podem utilizar a tecnologia na escola? Que propostas pedagógicas devem embasar este uso? Como romper com práticas meramente instrumentais?

Celebração de Páscoa



" Páscoa não se resume a lembrar da morte e

sacrifício de Cristo, mas também uma celebração de

alegria e vitória pela sua ressurreição"

Páscoa... é ser capaz de mudar,
É partilhar a vida na esperança,
E vermos que hoje somos melhores do que fomos ontem...